sábado, 20 de abril de 2013

Sociologia

Ciências sociológicas

Significado

Sócio = Sociedade
Logia = Estudo                = ├ Estudo da Sociedade (O Homem)


Métodos Científicos da Sociologia (Emile Durkheim)

1 Observação - 2 Experimentação - 3 Investigação - 4 Coleta de Dados - 5 Analise - 6 Conclusão.


1. Sociologia – Antropologia e Ciências.

A Sociologia é uma das Ciências Humanas, que tem como objetivo o estudo da sociedade, a sua organização social e os processos que interligam cada individuo em grupos, em instituições e associações ou seja estuda o comportamento do homem dentro da sociedade. Já a Psicologia diferente da Sociologia, estuda o ser na sua singularidade. A Sociologia estuda também os fenômenos sociais, compreendendo assim as diferentes formas de constituição das sociedades culturais.
O termo Sociologia foi criado por Augustos Comte em 1838 (séc.: XVIII), ele pretendia unificar os estudos relativo ao homem. Mas foi com os pensadores Karl Max, Emile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e fundamento.
A Sociologia nasceu no fim do feudalismo e o inicio do capitalismo. Surgiu como disciplina, ou seja, uma resposta acadêmica para o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), inicia-se uma nova era no mundo devido à queda das monarquias e a constituição dos estados nacionais no Ocidente. Daí a Sociologia surge para compreender as novas formas de vida e de comportamento das sociedades as suas estruturas e suas organizações.
A Sociologia tem a função de observa os fenômenos que se repetem nas relações sociais, podendo assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social, também se preocupa com o surgimento do capitalismo ou do estado moderno, explicando quais as suas importâncias e seus significados na vida dos cidadãos.
Com diferente forma de conhecimento a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Todo o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas relações sociais.

2. De acordo com a Sociologia a estrutura das sociedades se divide em:
  • Grupos étnicos (indígenas, aborígenes, ribeirinhos e etc.) 
  • Classes sócias ( trabalhadores, esportistas, políticos, empresários e etc.) 
  • Gênero (homem, mulher, criança.) 
  • Violência (crimes, trânsito, corrupção e etc.) 
  • Instituições (família, estado, escola, religião e etc.) 
Além se suas aplicações no planejamento social, na condução de programa de intervenção social e no planejamento de programas sócio e governamental, o conhecimento sociológico e também um meio possível de aperfeiçoamento do contexto social, na medida em que auxilia os interessados a compreenderem mais claramente o comportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo.
Sendo uma disciplina humanista a Sociologia e uma forma significativa de consciência social e de formação de espírito critico. A sociologia nasce na própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõem o paradoxo das Ciências Sócias, que ao contrário das ciências da natureza (como biologia, química, física e etc.) , as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objetivo de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso para a Sociologia é uma desvantagem , percebemos então que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesmo como objetivo de indagação critica.

Função da Sociologia

Alguns pensadores como Emile Durkheim, Max Weber e Karl Max tentaram compreender as novas situações de existências que estavam em curso, era o momento da desagregação do sistema feudal e consolidação da sociedade capitalista.

1. Emile Durkheim

Um dos primeiros a conseguir atingir esse objetivo foi Emile Durkheim, primeiramente ele emancipou a Sociologia da Filosofia Social, colocando como disciplina rigorosa e realizando uma teoria de investigação sociológica.Segundo Durkheim a função da Sociologia era somente explicar é encontrar soluções para a vida social e também explicá-la.
Durkheim afirmava que o pesquisador deveria manter certa distância e neutralidade em relação aos fatos resguardados a objetividade de sua análise, pois ele afirmava que os fatos sociais têm existência própria e independente daquilo que se pensa e faz cada indivíduo.
Para Durkheim, a Sociologia deveria ter por objetivo a comparação das sociedades. Constituindo assim o campo da morfologia social que era a classificação das espécies sociais.O positivismo diante da realidade social a ser especulada, transformou-se, na Sociologia durkheiniana, numa real postura empírica, centrada naqueles fatos que podiam ser observados, mensurados e relacionados através de dados coletados diretamente pelo cientista.Para isso, Durkheim elaborou um conjunto coordenado de conceitos e técnicas de pesquisa que embora norteadas por princípios das ciências naturais, guiavam o cientista para o discernimento de um objeto de estudo próprio e dos meios adequados para interpreta.

2. Max Weber

Max Weber , procurou fazer distinção entre o conhecimento cientifico, através de uma rigorosa investigação , e os julgamentos de valor sobre a realidade. Estabeleceu assim, rigorosa investigação entre o “Saber Empírico” e o “Juízo de Valor”
Para Weber, ao contrário do que dizem os positivistas, não existe oposição entre o indivíduo e a sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob forma de motivação sejam eles de tradição, dos interesses racionais ou de sua emotividade. Afirmava que a tarefa do cientista era descobrir quais eram os seus sentidos da ação humana.
Para atingir a explicação dos fatos sociais Weber trabalha com um instrumento teórico chamado “tipo ideal”, que é um modelo teórico fabricado a partir de fenômenos isolados ou da ligação entre, eles que é testado, em seguida, empiricamente.

3. Karl Marx

A formação e o desenvolvimento do sistema sociológico crítico e negador da sociedade capitalista sem dúvida liga-se a tradição do pensamento socialista de Karl Max, que contribuiu através do seu estudo sobre funcionamento da sociedade capitalista, realizando uma impressionante descrição do sistema capitalista, sua evolução e suas transformações.
Segundo ele, o capitalismo era um sistema historicamente datado e, portanto, sujeito a desaparecer com o tempo, assim como ocorreu com o escravismo e com o feudalismo, que chegaram ao fim com uma grande catástrofe geral da economia e das instituições Ele previa que a falência ocorreria primeiramente nos países industrializados.A função da Sociologia na perspectiva marxista não era de solucionar os problemas sociais com o propósito de estabelecer o bom funcionamento da sociedade, mas sim contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade, sem duvidas alguma, era o socialismo que prevaleceria nesse sistema.
Podemos dizer então que a tarefa desses pensadores era a de racionalizar a nova ordem, encontrando soluções para o estado de “desorganização” existente. Através de ideologias diferentes, já citadas , esses três pensadores encontrar um estado de equilíbrio na nova sociedade, sendo necessário assim conhece as leis que reagem os fatos sociais, instituindo, portanto uma ciência da sociedade.

Correntes Teóricas da Sociologia

1. Teoria Positivista

Primeiro pensador a utilizar esta teoria foi Augusto Contem. A formação sociológica estava relacionada a dois princípios básicos: lei dos três estados (teológicos, metafísico e positivo) e a perspectiva dos progressos através da manutenção da ordem. 

2. Teoria Funcionalista 

Este relacionado ao pensador sociólogo de Emile Durkheim. Pois o individuo exerce uma função específica na sociedade e sua má execução significa um desregramento da própria sociedade.

3. Teoria Estruturalista 
Esta relacionada ao pensador sociólogo Max Weber. Segundo ele a Sociologia deveria compreender as ações dos indivíduos atuando e vivenciando situações sociais com determinados motivos e intenções. Ele procura analisar as organizações, grupos sociais, e instituições, como elas se estruturam, como funcionam em relação à política, economia e a religião.

4.Teoria do Conflito ou Materialista 

Primeiro pensador a utilizar esta teoria foi Karl Marx. Explicava que o mundo social segundo suas contradições se manifesta de formas distintas e conflituosas. A história das sociedades humanas em todas as épocas, através das relações, e principalmente das classes sociais apresenta-se antagônicas por viverem eternamente em verdadeiros conflitos sociais.

A Sociologia no Brasil

A Sociologia sempre teve como um dos objetos de estudos os conflitos entre as classes sociais. Na América Latina, por exemplo, a Sociologia do início do século XX sofreu intensas influências das teorias marxistas, na medida em que suas preocupações passaram a ser o subdesenvolvimento dos países latinos.
No Brasil em 1920 a 1930 (Formação da sociedade brasileira). Analisando temas como: abolição da escravatura, êxodo rural e estudos sobre os índios e negros.

Dentre os autores mais significativos tem-se:
  • 1933 (Casa Grande) - Gilberto Freyre
  • 1936 (Raízes do Brasil) - Sergio Buarque de Holanda
  • 1942 (Formação do Brasil Contemporâneo) - Caio Prado Junior
Nas décadas seguintes, a sociologia praticada no Brasil, voltou aos estudos de temas relacionados ás classes sócias trabalhadoras, tais como salários, jornadas de trabalho e comunidades rurais.
  • 1960 (Processo de Industrialização do País). Em questão de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo.
  • 1964 (O trabalho sociólogo voltou para os problemas socioeconômicos e políticos brasileiros, originados pela tensão de se viver no regime militar).
  • 1964 - 1958 (A Sociologia foi banida do regime secundarista devido a ditadura militar na época).
  • 1980 (Profissionalização da Sociologia no Brasil)
  • 1985 (Instalação da nova republica). Os sociólogos diversificaram os horizontes e ampliaram seus leques de estudos, voltaram para o estudo da mulher, do trabalhador rural e outros assuntos culminantes.
  • 2009 (A Sociologia torna-se disciplina obrigatória). A oportunidade de aproximação com a disciplina abrangeu um campo do saber que tem como objetivo a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.
Em outras palavras e sem perde de vista a importância da historia, é considerar que as coisas nem sempre foram do jeito que são. E perceber que há mudanças profundas ao longo da historia, fruto de decisão de homens.O sociólogo pode aturar nas áreas de ensino, pesquisa, planejamento, além de dar consultoria e assessoria a empresas privadas e públicas, partidos políticos, e associações profissionais entre outras entidades.


Autora: Professora Geny Xavier - Doutora em Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário